domingo, 27 de abril de 2014

A Garota da Capa Vermelha


O livro "A Garota da Capa Vermelha" foi baseado no enredo do filme de estilo gótico dirigido pela cineasta Catherine Hardwicke, e a adaptação do filme para livro... podemos dizer que poderia ser melhor, o que aconteceu foi que o livro ficou "muito" fiel ao filme, ficando um pouco chato e desinteressante assim desmotivando um pouco a leitura para os que já viram o filme. Se pararmos para pensar o livro foi mal escrito (não gosto de criticar por que eu não escreveria melhor, mas né) um dos motivos disso pode ser, talvez, por ter sido baseado em um roteiro, ficando muito "preso" a idéia de se parecer com o filme. Se desconsiderarmos "isso" e ignorarmos "aquilo" até que a leitura pode ficar interessante =)

O livro conta a história de Valerie, uma garota prometida á Henry Lazar, um próspero e rico membro da aldeia de Daggorhorn, mas que vive uma profunda paixão com Peter, paixão nascida ainda na infância.

A história mostra, ainda, o medo que convive dia-a-dia com Daggorhorn, o medo do lobo, um perigo que eles tentam evitar mês após mês, sacrificando os melhores animais do rebanho, esse era para ser o trato! mas o lobo não se contenta com isso! Depois de 20 anos o perigo retorna, e o medo aumenta... O lobo volta a atormentar a falsa paz de Daggorhorn, atacando/matando a irmã de Valerie, tudo isso após a volta de Peter a aldeia.

O vilarejo convive com o medo por toda sua existência, e com o fim do "trato" com o lobo, o medo juntamente com a angustia domina os cidadãos de Daggorhorn, e em meio a tudo isso eles decidem botar um "basta" nisso ou seja matar o lobo e acabar de vez com o perigo. Então eles chamam ajuda (é de se questionar se isso é ajuda) "padre Salomão" o suposto ser divino que ira acabar com os dias de medo em Daggorhorn, trazendo paz á esse povo.

Padre Salomão conclui que o lobo é na verdade um dos aldeões, onde tudo indica que ninguém pode confiar em ninguém, sua conclusão deixa todos perplexos e aterrorizados, e com isso as suspeitas de Valerie só aumentam... e com a desconfiança predominando no pequeno vilarejo, muitas coisas acontecem, muitas pessoas morrem e muito suspense sobre quem é o lobo. (???) 

Foi um livro que eu não leria por conta própria, eu li mesmo foi para complementar um trabalho de literatura, mas o livro foi bom e a leitura fluiu, a medida do possível, o que me decepcionou foi que o "grande final" a revelação do lobo, o capitulo mais esperado, não consta no livro (sim, acho que foi uma jogada de marketing para não estragar o final do filme) mas após o lançamento do filme o livro foi reimpresso com o capitulo extra e divulgado na internet, através do site da editora, nem li por que eu vi o filme, então não perdi nada não lendo esse capitulo "extra".

 

Copyright @ 2016 Decidindo-se .

Traduzido Por: Templateism