quinta-feira, 8 de maio de 2014

Coração Apertado - Resenha


Um livro complexo, esplêndido e profundamente realista que faz juz ao nome, "Coração Apertado" realmente te deixa com o coração apertado e com uma angustia intensa do começo ao fim... é o tipo de livro que te deixa sem ar durante a leitura e com uma pulga atrás da orelha no final.

PS: Sugiro que depois de ler a última página do livro aguarde dois dias para firmar seu pensamento. Neste dia, ou noite, as cenas começam a voltar, e outros sentidos e lembranças surgem. Ainda assim garanto que você será uma pessoa mais feliz duas semanas depois de ter lido este livro, e sofrido o pão que NDiaye amassou. (Beatriz Bracher)


O Romance conta a história de um casal de professores que começam a ser hostilizados de uma hora para outra e sem que entendam o motivo... narrado por Nadia o livro coloca o leitor na posição de protagonista, fazendo você: ver, pensar e se apavorar do mesmo modo que Nadia e Ange (Marido de Nadia)  se sentem. Involuntariamente você se envolve tanto no trama e no horror da história que a raiva e a vergonha presentes no livro, o mesmo horror que é praticado com o casal de professores, se tornam um incomodo, que nós incomoda do começo ao fim. 

Nadia e Ange, um casal de professores que moram em Bordeaux, são hostilizados de uma hora para outra sem que entendam o motivo, os alunos que passam do afeto á provocação, eles são literalmente riscados do mundo, totalmente ignorados, e maltratados pelos que não os ignoram. 

Ange aparece machucado, Nadia sem saber o que fazer, quer leva-lo ao médico, mas o seu vizinho diz que é melhor não, um homem muito suspeito, o único que demonstra solidariedade ao casal. Ele passa a cuidar das refeições do casal, cozinhando alimentos e acrescentando muita gordura em suas deliciosas receitas, afinal o que esse arrogante e suspeito vizinho, que foi tão ignorado e humilhado por Nadia e Ange, pretende fazer ao casal? O que ele quer? E por que só Nadia não o reconhece como ele é descrito por seus conhecidos? 

Ao longo do livro você começa a refletir e odiar a protagonista, por que afinal, ela mesma pode ser a culpado por tudo isso, ela pode ser causadora de tudo, ela fez tantas coisas ruins que faz com que você perceba que ela pode acabar merecendo todo o mal que ela sofre... O livro é cheio de perguntas e poucas respostas... Com um final que cada um tira dele suas próprias decisões e interpreta do jeito que quer!

 

Copyright @ 2016 Decidindo-se .

Traduzido Por: Templateism