terça-feira, 3 de junho de 2014

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Harry precisa de uma autorização de seus guardiões para visitar a aldeia de Hogsmeade, agora que está prestes a fazer treze anos e indo para seu terceiro ano em Hogwarts. Mas para conseguir a assinatura de seu tio Válter, ele terá que se comportar bem enquanto a Tia Guida visita os Dursley. Infelizmente, as coisas não ocorrem como deveriam ocorrer, Tia Guida simplesmente passa dos limites e Harry perde o controle ao ouvir tantos insultos e comentários maldosos a respeito de seus pais. Como resultado, Harry acaba usando magia contra a Tia e foge da Rua dos Alfeneiros... Pegando carona numa espécie de ônibus mágico, o Noitibus Andante.Ele vai até o Beco Diagonal, se livrando dos tios trouxas até o início do ano letivo, onde irá para Hogwarts sem a autorização para os passeios nos fins de semana.

Sirius Black é um criminoso procurado tanto no mundo dos trouxas quanto no mundo dos bruxos. Acusado de matar treze pessoas com um único feitiço, ele é considerado uma ameaça para qualquer pessoa que o aborreça. Preso em Azkaban a doze anos, não sabe-se como ele conseguiu a façanha de fugir da fortaleza de segurança máxima para os criminosos do mundo mágico, cercada por seus guardas sombrios, os dementadores, que se alimentam sugando sua felicidade, é quase impossível sobreviver mais que algumas semanas nesse lugar...

Certo, vamos a grande questão do livro. Sirius Black era o melhor amigo de Lílian e Tiago Potter mas acabou sendo o responsável pela morte de ambos ao trair sua confiança e aliar-se a Vocês-Sabem-Quem. Agora que está foragido a semanas, indícios levam ao Ministérios da Magia desconfiar que Harry corre perigo, Sirius quer vê-lo morto. Numa tentativa de proteger Potter, Dementadores são enviados a Hogwarts para garantir a segurança do castelo.

Remo Lupin é o novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, boatos contam que esse cargo é amaldiçoado, isso pode explicar o por quê de todo ano um novo professor assumir o cargo. Lupin acaba tornando-se o melhor professor da matéria e mantem um papel importantíssimo nesse livro. Não se sabe o motivo, mas Harry é super sensível aos guardas de Azkaban, Remo será o responsável por treina-lo para enfrentar os dementadores com o poderoso feitiço Expecto Patronum. Eu adoro o professor Lupin, um dos melhores momentos do livro é aula sobre o Bicho-Papão, é legal no filme, legal no livro, é épico, sério.

Hermione Granger está obcecada nos estudos e se matricula em todas as matérias, não se sabe como mas ela consegue estar presente em várias aulas ao mesmo tempo. Nos capítulos finais descobrimos como e quem a ajudou a isso. Rony Weasley passa a maior parte do livro tentando salvar seu rato doente e a beira da morte, Perebas, de cair nas garras de Bichano, o gato de Mione. Inclusive, Perebas esconde um dos maiores segredos desse livro, fiquei bem chocado lendo essas revelações. Hagrid foi promovido a professor de Trato das Criaturas Mágicas, fiquei tão feliz com isso, pena que Draco Malfoy arranja um grande problema. Aliás, Malfoy é um poço de problemas durante todo o livro. As partidas de Quadribol ficaram mais emocionantes, Grifinória que perde a sete anos a competição sente-se pressionada a levar a Taça das Casas, principalmente por Wood que está determinado a levar o troféu a qualquer custo, afinal esse é seu último ano na escola.

O Mapa do Maroto e todos os segredos que o envolvem, sem sombra de dúvidas é o grande "bang" do livro. Elaborado pelos Srs. Aluado, Pontas, Rabicho e Almofadinhas, o mapa mostra além da localização de cada pessoa dentro da escola, todas as passagens e corredores secretos de Hogwarts. Mas nem todos podem vê-lo, não sem antes dizer as palavras necessárias. Útil e fantástico, sim ou claro? O livro é bem divertido, eu gargalhei quando o Prof. Snape tentou ler o mapa.

De todos os filmes, a adaptação para esse livro é a minha preferida, simplesmente amo. Óbvio, o livro é muito mais completo e repleto de segredos que os filmes nem de longe chegam a comentar ou esclarecer. Já me estendi muito, vou finalizar com uma visão da Professora de Adivinhação, a Sra. Trelawney:

"O Lord das Trevas está sozinho e sem amigos, abandonado pelos seus seguidores. Seu servo esteve acorrentado nos últimos doze anos. Hoje à noite, antes da meia-noite... O servo vai se libertar e se juntar ao seu mestre. O Lorde das Trevas vai ressurgir, com a ajuda do seu servo, maior e mais terrível que nunca. Hoje à noite. Hoje à noite... o servo... vai se juntar... ao seu mestre..."

 

Copyright @ 2016 Decidindo-se .

Traduzido Por: Templateism