segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Um Beijo No Teu Sorriso - Resenha

Me falta adjetivos para descrever este livro. Desde que chegou eu fiquei impressionado com o acabamento do livro: Modesto de um jeito agradável. Já no primeiro dia de leitura entrei madrugada a dentro lendo, e quando menos percebi já li o primeiro, segundo, terceiro (...) capitulo.

O livro começa apresentando dois personagens distintos, Caio e Mariana. A narrativa feita em terceira pessoa nos coloca no dia a dia dos dois personagens, que até então não se conhecem. Ambos estão em uma fase difícil da vida: Mariana não consegue engravidar e Caio enfrenta o provável fechamento de seu abrigo.

O abrigo do tio Caio esta passando por muitas dificuldades, e o pior de tudo é que a culpa por isso é de Caio: Ele não sabia dizer não aos mais necessitados, o que acabou por deixar o abrigo lotado. A superlotação do local fez com que as despesas aumentassem e em vez das doações mensais do abrigo aumentar elas diminuiram. Como Caio Diz: "Não basta ser pobre, tem que ter azar!".

Endividado Caio toma a decisão de percorrer o Caminho da Fé, a maior trilha de peregrinação do Brasil, e depositar uma promessa na Basílica de sua santa de devoção, Nossa Senhora Aparecida, na esperança de conseguir salvar seu abrigo.

Já a Mariana resolveu investir em sua vida profissional antes do casamento, agora casada e prestes a fazer 35 anos encontra-se em uma situação desesperadora: Não consegue engravidar. Insegura por não conseguir gerar um filho, ela teme por seu casamento. Mariana deposita sua fé em  uma promessa à Nossa Senhora Aparecida para que seu tratamento para engravidar dê certo.

O Casal, Mariana e Paulo, descobrem a existência do "Caminho da Fé" através de um encontro com seus amigos Igor e Gisele, onde eles comentam que pretendem ir através da trilha para depositar a promessa à santa. Paulo demonstra interesse no assunto e assim como Caio decide que a promessa deve ser depositada do jeito mais árduo possível: Através do Caminho da Fé.

Com o desenrolar da história, surgem problemas no trabalho de Paulo. Os quais impossibilitam ele de participar da peregrinação, mas insiste para que Mariana vá acompanhada por Igor e Gisele.

Muito ocorre durante a peregrinação. Caio maravilhado pela beleza de Mariana pede para juntar-se ao grupo, e é aceito. Nesse período da história temos muita reflexão e cenas que demonstram a crise do casamento de Mariana, porém ainda se mantém firme como uma mulher casada. 

"Caio olhava nos seus olhos. Ela teve certeza que tentaria beijá-la de novo. Para se defender, afastou-se levemente para trás. Não precisava disso. Ele não iria cometer duas loucuras em tão pouco tempo. Mas queria deixar uma lembrança. Então num gesto rápido, beijou seus dedos como quem vai mandar um beijo para quem está longe, e os pousou na boca de Mariana, pronunciando a única frase que lhe veio no momento. 
- Um beijo no teu sorriso."

Na minha opinião o "auge"  da história é após a peregrinação. O drama é bem maior: O abrigo esta cada vez mais perto de fechar e o tratamento pra engravidar não funciona. Com tudo dando errado os personagens buscam novas maneiras de resolver seus problemas: Mariana recorre a Terapia de Vidas Passada (TVP) e Caio recorre à Mariana, a qual ignora os seus apelos. 

Tudo termina com um final nostálgico. Fiquei perplexo e impressionado com o rumo que a história tomou, tudo se conecta em um final brilhante. Agradeço muito ao autor por aceitar a parceria com o blog. O livro tudo - e muito mais - para ser um dos melhores livros que eu já li. 


 

Copyright @ 2016 Decidindo-se .

Traduzido Por: Templateism