quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Mistério de Elêusis: O Mestre do Crime - Resenha

Capa do livro do autor Márcio Sidney
Sinopse: 

Europa. 2035-2039. 

Um novo grupo de ladrões ousa avisar previamente o horário e o dia em que irá agir. E nada ou ninguém que tenha uma segurança digna de elogio escapa.

Mas por que informar antes? Qual motivação para enfrentar os melhores esquemas de segurança para furtar apenas o item posto como alvo, ao invés de efetuar um grande roubo? E por que nem com esses avisos ninguém é capaz de detê-los?

Existe apenas uma forma de responder a essas questões:capturando-os! Para isso, irá surgir um grupo de especialistas disposto a pôr fim aos crimes. Será isso o suficiente? Nada é o que parece, e a verdade revelada ofusca um mistério ainda maior.


"Mas se os sistemas de segurança não eram um problema para os ladrões, e eles conseguiram entrar sem ao menos deixar um sinal, como eles faziam isso? Essa era a grande questão, e todos técnicos e principalmente Otavius Queriam respondê-la." -Pagina 125.

Um misterioso grupo de ladrões estranhamente resolve anunciar previamente a data em que seus roubos irão ocorrer. Uma ousada porém confiante atitude. O que é mais espantoso do que isso é que mesmo com o aviso prévio, ninguém conseguiu deter o roubo. E muitas vezes os roubos nem são de imenso valor, e sim, apenas para mostrar que a segurança instalada é falha. 

Com essa ameaça, muitas empresas de segurança perdem seu prestigio e fama, e assim nasce um grupo de especialistas que promete por fim aos roubos. Mas os roubos continuam. Apesar de toda a defesa acrescentada depois do aviso, os ladrões driblam facilmente as estratégias preparadas pelas equipes de segurança; Desativam câmeras, enganam sensores, confundem os sistemas... E principalmente: Manipulam a mente humana. 

O foco da primeira parte do livro nos mostra o ponto de vista dos roubos através das equipes de seguranças e a cada capitulo temos o relato de um roubo. Esta parte para mim foi meio (só um pouquinho...) arrastada. Achei irritante o fato de ler/ver os roubos se sucederem sem saber como foi realizada tal façanha. A curiosidade nessa hora aperta, e muito, mas isso não atrapalhou a leitura, muito pelo contrário, apenas me fez encarar freneticamente o virar das páginas para enfim chegar à parte 2.


Já  na parte dois, finalmente conhecemos o lado dos ladrões e enfim descobrimos como que os roubos foram realizados. E... Meus Deus, como proceder diante de tanta genialidade? 

Tenho que me segurar para não soltar spoilers* aqui! Porque realmente tudo transcorre de uma maneira genial. Talvez de maneiras diferentes da qual imaginávamos, mas uma coisa é inegável: Tudo foi surpreendente. Fora isso, não há muito a ser comentado nesta parte, pois livros de suspense tem isso: Qualquer citação ou comentário pode gerar automaticamente um spoiler.

Então chega aquela hora de falar: E o final? Realmente foi algo surpreendente. Deixa aquela sensação que todo leitor já sentiu: Aquele famoso gosto de "Não acredito que acabou! QUERO MAIS!".

Só arrependo-me de ter demorado tanto para lê-lo. A enorme fila de leitura e as semanas corridas ajudaram com o fato. Só senti falta das cenas de ação. Mas como o suspense é mais estrategista, sem uso de armas ou qualquer tipo de violência, apenas conhecimentos e manipulações, é dispensável. Entretanto, o desfecho transcorre de uma maneira épica. Misturando estratégias, fugas e tudo mais, me deixou super ansioso para acabar rapidamente a leitura.  E por fim, todas as teorias criadas por mim vão por agua a baixo....

E como sempre, quem quiser comprar ou informar-se, utilizem os links abaixo:


E para quem não sabe... Spoiler é quando algum site ou alguém revela fatos a respeito do conteúdo de determinado livro, filme, série ou jogo. O termo vem do inglês, mais precisamente está relacionado ao verbo “To Spoil”, que significa estragar. Numa tradução livre, spoiler faz referência ao famoso termo “estraga-prazeres”.

4 comentários:

  1. rsrsrs Acho que arrastei um pouquinho a história para dar tempo (e claro, boas chances) para o leitor conseguir juntar as peças do meu quebra cabeça, isso antes que eu mesmo me der a esse trabalho.
    Ora, vamos lá, estou ansiando por alguém que decifre meus enigmas!
    É só seguirem essa dica:
    "Quando eliminamos o impossível, o que resta, ainda que improvável, deve ser a verdade."
    Sherlock Holmes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrivel, a muito que procurava um livro de suspense com ladroes de bancos e museus, e li quase tudo de Daniel Silva, que embora fale de roubo de arte este não relata o roubo em si mais aquilo que sucede depois ( a investigação) que mais musculo armas e guerras do que mesmo a intelegencia como é focado neste livro.
      infelismente não tive a portunidade de comprar pois as livrarias aqui não possuem, ja fiz a encomenda! li os 3 primeiros capitulos do misteriu eleusis e desejo terminar.
      PARABENS espero que mais titulos do genero inteligencia dedução e planejamento ao estilo deste aparecem mais.

      Excluir
  2. Parabéns pela resenha...o livro parece ser muito bom!

    Beijokas da Quel ¬¬
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 

Copyright @ 2016 Decidindo-se .

Traduzido Por: Templateism