segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Por Correspondência - Resenha

Sinopse: Violeta e Eulália trocaram cartas durante toda a vida, desde o momento em que se afastaram, quando ainda eram muito jovens. Diversos desafios tiveram de enfrentar ao longo do caminho que percorreram separadas. Mas as cartas que tinham por hábito trocar continuamente sempre lhes deram a força de que precisavam para permanecer lutando. Em cada palavra que liam e escreviam uma para a outra, encontravam o alento de saber que em algum lugar havia uma pessoa que se importava com sua felicidade e que estava disposta a ajudá-la a superar todos os obstáculos. Compartilhando reciprocamente as lições aprendidas com as experiências que viviam, e posteriormente utilizando-as para enriquecer os conselhos que se faziam necessários, obtiveram o estímulo para seguir em frente. Por meio desse vínculo, que as cartas jamais deixaram se dissolver, as duas amigas descobriram que em qualquer situação, seja ela de dificuldade ou de alegria, o bem mais precioso que se pode dar, receber ou dividir é o conhecimento.

Ao ler este livro acompanhamos durante 62 anos a vida dos personagens. Tudo com uma escrita requintada com profundas reflexões ao longo da história. Eu diria que este livro não é apenas para ser lido, e sim, para ser absorvido

O livro começa no ano de 1928, onde é apresentado as amigas Violeta e Eulália. O grande laço de amizade que elas possuem a tornaram amigas para a vida inteira. E mesmo após a triste separação delas, elas nunca perderam o contato uma com a outra. Encontraram nas cartas, enviadas de uma para outra, uma forma de sempre se manterem juntas, não fisicamente e sim sentimentalmente. 

Além delas, temos diversos outros personagens que até então nada tinham a ver com as amigas Violeta e Eulália. Assim, acompanhamos, também, a vida do jovem casal Elisa e Augusto e dos noivos Simone e Heitor. E por a história se passar em um grande período de tempo ao decorrer do livro surgem novos personagens, sendo eles, filhos, netos, sobrinhos... 

O que torna o livro tão incrível é o fato da história ser tão real. O destino dos personagens inclui muitos altos e baixos. Uma mescla de drama com felicidade. Se torna inevitável nos depararmos com algo escrito ali que já aconteceu com alguém que conhecemos, e esse tom de realidade é tão acolhedor e imprevisível que só nos faz ler sem parar. 


Todos os personagens são bem estruturados, principalmente a Violeta. Ela possui uma enorme força de espirito, com uma opinião bem definida sobre tudo. O modo como ela enfrenta os problemas que a vida insiste em lhe impor de certa forma é inspirador. Reflexões são o que não faltam neste livro, a vontade de atribuir esses pensamentos à nossa vida diária é inevitável. 

Pouco a pouco todos personagens vão se ligando de uma forma genial. A junção dos núcleos, por assim dizer, foi feita lentamente. Não há muito o que contar sem comprometer a leitura de quem ainda não leu. Os altos e baixos da história ocorrem de forma repentina, mas o desenrolar é surpreendente.

Não sei dizer se gostei do final com todas as minhas forças, imaginava que seria diferente, mas se fosse assim como eu imagino, a história não seria tão incrível. 

Mas enfim... A escrita da Flavia Camargo é impecável. E o modo como ela conduz a história só contribui com este fato notável. Por isso, LEIAM este livro assim que possível. rsrsrsrs

E como sempre, segue os links abaixo:


Como o livro ainda não estava cadastrado no skoob, eu tomei a liberdade e o cadastrei... Por isso, se alguém deseja ler, marque esta opção lá, certo? 

6 comentários:

  1. Um dos melhores livros que já li !!! Me fez refletir muito sobre coisas que confesso que tentava evitar encarar. Resenha ótima, parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o livro é muito bom! A forma tão humana em que ele foi escrito só tornou a história ainda mais espetacular. O/ Palmas à autora. Rsrsrs

      Excluir
  2. Que lindo! Foi uma grande homenagem ao livro que escrevi com tanto carinho. Sinto que ele foi contemplado como merecia. Muito obrigada! :) <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em ouvir isso! Foi uma prazer poder ler este grandíssimo livro. Sucesso na carreira de autora, Flavia. o/

      Excluir
  3. Olá Vinicius, não conhecia a obra, mas fiquei muito interessada depois da sua resenha.
    Parabéns!

    Beijokas da Quel ¬¬
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... Agora que você conhece, se você pudesse ter a oportunidade de lê-la, tenho certeza que iria gostar muito! O livro é realmente super bom :)

      Excluir

 

Copyright @ 2016 Decidindo-se .

Traduzido Por: Templateism