sábado, 27 de fevereiro de 2016

Entrevista com o autor Márcio Sidney

A entrevista de hoje via ser com o autor do livro Mistério de Elêusis: O Mestre do Crime! Inclusive está obra já foi resenhada no blog, e para ler a resenha basta clicar no titulo de tal. 

Sinopse: Um novo grupo de ladrões ousa avisar previamente o horário e o dia em que irá agir. E nada ou ninguém que tenha uma segurança digna de elogio escapa.
Mas por que informar antes? Qual motivação para enfrentar os melhores esquemas de segurança para furtar apenas o item posto como alvo, ao invés de efetuar um grande roubo? E por que nem com esses avisos ninguém é capaz de detê-los?
Existe apenas uma forma de responder a essas questões:capturando-os! Para isso, irá surgir um grupo de especialistas disposto a pôr fim aos crimes. Será isso o suficiente? Nada é o que parece, e a verdade revelada ofusca um mistério ainda maior.
Bom, sem mais delongas, segue a entrevista:


Antes de começarmos, conte-nos um pouco sobre você, dizendo seus hobbies, jornada de vida, sua relação com a leitura e a escrita... Enfim, espaço livre, conte e fale o que sentir vontade! 

Eu sou um viciado em estratégias (pelo meu livro já dar pra perceber), fora isso, amo raciocino lógico, e a parte feliz da minha vida é o que chamo de BANQUETE; ou seja, ler/devorar e assistir tudo desse tipo. E tem a parte chata da vida: TRABALHAR! Mas agora, como escritor, uso meu tempo vago para juntar novos ingredientes e aperfeiçoar a minha escrita com o objetivo de criar outra obra bem ao meu gosto.

1- A história de seu livro esta longe de poder ser classificada como simples. A complexidade e as descrições super inteligentes, fazem jus à um bom suspense. Qual foi sua inspiração para escrevê-la?

Inspirei-me nos contos de Arthur Conan Doyle, em seriados como Prison Break e em mangares como Death Note. Neles temos personagens incríveis, como: Sherlock Holmes, Michael Scofield,  Light Yagami e “L”, todos com pensamentos bem a frente do leitor/telespectador. E como eu queria criar algo à altura dessas obras-primas, não poderia escrever algo simples.


2- Você usou como base algum elemento de seu meio profissional para a elaboração do livro?

Trabalhei por três anos em um Banco (o primeiro alvo do roubo em meu livro rs), agora trabalho no comercio, e tenho a mania de ver falhas em tudo (especialmente no que diz respeito a segurança! Rsrs). Além disso, como filosofo, sei que nada é tão simples como parece. 

3- Sabemos da grande demanda em que o mercado editorial brasileiro esta tendo atualmente, principalmente com essa nova onda de escritores jovens para o público jovem. Em relação à isso, como você enxerga o meio literário de hoje? Para adultos ou adolescentes? 

Verdade, atualmente há um número incrível de aspirantes a escritores, o total de originais que as Editoras recebem só tem aumentado, e o número de Nacionais publicados é impressionante. O que me alegra muito, pois acho que isso valoriza a Literatura Nacional. Mas como sempre, ainda temos uma demanda muito grande de escritos para poucos leitores. E como a visibilidades dos livros estrangeiros ainda é maior (nas livrarias que vou, o espaço dos nacionais é insignificante se comparado aos demais), parece muito difícil se estabilizar no meio literário, e isso não importa para que público se escreva.

4- A procura de editoras para realizar o tão sonhado desejo de publicar um livro é a parte mais complicada e que exige mais esforços do escritor. Uns dizem que o mercado ainda é muito fechado, já outros afirmam que nunca foi tão fácil publicar um livro e que para isso basta ter dinheiro, é claro. Qual a sua opinião sobre isso? Você teve dificuldades para publicar o "Mistério de Elêusis"? E o que achou do resultado final, após o livro ser publicado?

Vinicius, eu creio que publicar o primeiro livro sem dispor de recursos seja quase impossível. Digo isso dentro das experiências que tenho. Publicar é uma grande aposta, pois os custos da revisão, diagramação, capa, gráfica e etc são altos, e a vendagem não é certa. Agora, se tiver algum recurso, a decisão de fazer a apostas é sua, e a questão é: se você não tem coragem para apostar em seu projeto, por que uma Editora teria?

Agora vamos a triste realidade: publicar é muito caro! Mas com algumas ajudas eu optei por esse caminho e tudo ficou mais fácil. Quanto ao resultado, eu gostei, mas tem alguns erros que eu não cometeria. Assim, se alguém quiser seguir esse caminho aconselho procurar outros autores, e tirar todas as duvidas sobre o que a Editora de fato faz e não faz, pois os resultados podem ser recompensadores, mas se não tomar cuidado podem ser desastrosos.

Há, por falar em outros Autores, como escritor você vai precisar deles, pois publicar não é tudo!


5- Muitas vezes o processo de escrita do livro dura por muito tempo, podendo chegar a durar anos. Quanto tempo você se empenhou na escrita de seu livro? O que sentiu quando ele finalmente foi concluído?

Eu levei singelos dois anos e meio, mas só escrevia nas férias da universidade. Sabe neh? Eu ficaria louco cursando filosofia e escrevendo um livro tão complexo como o meu rsrs E quanto à sensação de terminar o livro, digo, um escritor realmente comprometido com a escrita conclui é a história (e a sensação é maravilhosa, um alivio rs), o livro mesmo só termina quando publicado, isto é, quando mais nenhuma revisão ou mudança pode ser efetuada.

6- Imagino que o momento em que você enfim pega o livro já publicado deve ser algo mágico, para mim, que sonho em publicar um livro, deve ser. E para você? O que você fez neste momento?

É algo muito, muito bom, tanto que não tenho palavras para descrever as emoções do momento, só sei que o peguei, sentir o peso, o folheei diversas vezes e não parava de lê-lo. Espere pra ter seu livro publicado e você saberá do que eu estou falando.

7- Cite algumas dicas que você acha úteis e que ajudam no processo de elaboração de uma história, para assim ajudar quem deseja escrever o seu primeiro livro.

Primeiro: LEIA MUITO! Mas não se trata de qualquer leitura, [A] leia algo dentro do gênero que pretende escrever, [B] decida se vai escrever em primeira ou terceira pessoa, e leia textos assim; [C] ache um livro ou autor com a escrita próxima do seu objetivo, e a analise bem, buscando descobrir estruturas/macetes e como o escritor dar fluidez aos diálogos e parágrafos.

Segundo: ESCREVA MUITO! Mas outra vez não se trata de qualquer escrita, ou seja, tente aplicar o que aprendeu. [A] evite repetições, [B] contradições, [C] informações desnecessárias. E tente provocar algo no leitor: EMOÇÕES! Provoque dor, amor, raiva, curiosidade e etc, quanto mais desses sentimentos conseguir provocar melhor, ele não vai lagar seu escrito.

Por fim, use a criatividade e CRIE UMA BOA HISTÓRIA. Quer ser criativo? [A] Sempre crie em sua mente outras opções de desfecho para o que ler, [B] imagine caminhos paralelos para tudo. Assim, uma vez que tenha a capacidade de escrever bem, quando finalmente tiver em mente uma boa história, também a conseguirá desenvolver bem.


8- Após a sua iniciação como escritor, algo mudou na sua vida? Conheceu novas pessoas? Pretende escrever novos livros? Se sim, tem como nos adiantar algo?


Agora que publiquei meu primeiro livro, estou 100% disposto a me tornar um grande escritor. Tenho pesquisado e treinado muito para elevar minha escrita a outro nível, mas enquanto isso não acontece, tem sido demais conhecer pessoas incríveis como você. Como Autor, as parcerias que desenvolvemos com blogueiros e inclusive com outros autores são ótimas, surgem boas amizades e você vai vendo o quanto muitos deles são talentosos, por isso espero que você possa escreve e publicar o seu livro o quanto antes, e que possamos manter contato. E sim, tenho outros projetos, mas nada a revelar no momento. E para quem quiser entrar em contato comigo, meu e-mail é: marcio-sidney@hotmail.com. Vamos lá! Será um prazer fazer novas amizades e compartilhar experiências.

9- Por fim, por mais suspeito que possa parecer, argumente o porquê que as pessoas devem ler o "Mistério de Elêusis".

Primeiro, meu livro tem uma história ousada, estratégias inteligentes, e o desfecho, não deixa a desejar. Mas tenho que alertar, meu livro não é pra qualquer um, é para mentes calculistas, detalhistas, quase que criminosas, daquelas que sabem que um detalhe pode fazer toda diferença. rs.

Bom ficamos por aqui. Vale relembrar, que se você interessou-se pelo livro do Márcio, procure a resenha dele aqui pelo blog. Enfim, até a próxima \o/ 

27 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    já conheço o Márcio Sidney e, se tudo der certo, em breve conehcerei a estporia de "Mistério de Elêusis: O Mestre do Crime".
    Gostei da entrevista.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Parabéns pela entrevista, muito boa.
    Adorei as dicas sobre publicação e escrita.
    O livro parece ser interessante, adorei a capa.
    Sucesso para o autor.

    P.S.: Obrigada pelos parabéns ao blog.

    tenha um lindo domingo. =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  3. Ooooi!
    Parabéns pela parceria e entrevista.
    Foi ótimo conhecer o autor e o livro, adoro raciocínio lógico também. Fiquei curiosa sobre a obra.
    Beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e.e

      Se você gosta do gênero, com certeza irá gostar deste livro.

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu conheço esse livro, só que não sabia que ele era tão bom assim.
    Gostei muito das dicas que ele deu para os novos escritores, pude perceber que elas são de extrema necessidade.
    Parabéns pela entrevista, espero agora pela resenha do livro.
    Abração,

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    P.S.: Te marquei em uma tag no blog :)

    ResponderExcluir
  5. Olá, Vinicius.
    Não conhecia esse livro ainda mas já me interessou. Principalmente quando vi que o autor se inspirou em Prison Break, meu seriado favorito. Parabéns pela entrevista.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Espero que você tenha a oportunidade de o ler!

      Excluir
  6. Oi Vinicius!
    Não conhecia o autor, gostei muito da entrevista. Me interessei pelo livro, já estou indo conferir a resenha. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com | Sorteio A Rainha Vermelha

    ResponderExcluir
  7. Oi. Bacana a entrevista. Gostei das dicas para novos autores.
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  8. Que demais a entrevista !! e amei conhecer ele e o livro <33

    Beijão.
    Blog: www.seteprimaveras.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Vinícius, tudo bem?

    Parabéns pela parceria primeiramente, caramba fiquei super curiosa para ler o livro dele, não conhecia o autor, mas confesso que me conquistou e não foi pouco, o fato dele ter se inspirado em Sherlock Holmes e Death Note, vale a pena ler sem sombra de duvida, gosto de livros que me surpreendem, adoro admirar e pensa sobre o tralho a inteligência do autor, na verdade essa e a melhor parte!! Adorei a entrevista.

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é super bom. Perfeito para que curte o gênero.

      Excluir
  10. Oi Vinícius,
    Tudo bem?
    Adorei a entrevista. Gosto sempre de saber como está sendo publicar um livro no Brasil porque as coisas tem mudado bem depressa e muitas delas para melhor! Ansiosa para quando chegar minha vez.
    O livro não é muito o gênero que eu leio, mas fiquei curiosa para conhecer a história.

    Beijos;

    Blog: http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    Wattpad: https://www.wattpad.com/user/helainaideas
    Fanpage: https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre pergunto aos autores como eles fizeram para publicarem seus livros, é sempre bom ficar sabendo =P

      Excluir
  11. Oii Vinicius, tudo bom?
    Gostei das dicas do Marcio para quem quer publicar um livro. Tenho lido vários livros de autores parceiros recentemente e o que mais percebo é a falta de pesquisa na hora de escrever uma história, eles vêem uma coisa e colocam na história porque acharam legal sem saber mais da história e isso meio que empobrece o conteúdo.
    E só posso imaginar a emoção de um autor ao ver seu livro sendo publicado pela primeira vez, haha. Se fosse eu não pararia de admirar o meu livro depois publicado, shuaha <3
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse problema não encontramos no livro da Márcio, é uma obra super inteligente e bem arquitetada.

      Excluir
  12. Oii,que demais! Adoro conhecer mais sobre novos autores brasileiros <3
    O livro parece ser bom.

    Beijos,
    Natália

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Gente, que capa incrível! Com um toque sombrio e misterioso, quis o livro pra mim de imediato. Adorei a entrevista!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Ligeiramente Maliciosos", vem conferir!

    ResponderExcluir
  14. Me interessei bastante pelo livro e gostei da entrevista.

    Sucesso!

    Beijos

    https://arcoirisduplo.wordpress.com/

    ResponderExcluir

 

Copyright @ 2016 Decidindo-se .

Traduzido Por: Templateism