segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

O Mar Infinito - Resenha

COMO LIVRAR A TERRA DE 7 BILHÕES DE HUMANOS? TIRE A HUMANIDADE DELES.
Cassie Sullivan e seus amigos sobreviveram às quatro ondas de destruição provocadas pelos Outros. Agora, com a raça humana quase exterminada e a 5ª Onda encobrindo a Terra, os sobreviventes devem escolher: encarar o inverno e esperar o retorno de Evan Walker ou partir à procura de abrigo antes que o inimigo os alcance. Porque o próximo ataque é mais do que possível – ele é inevitável.
Os homens ainda não viram as profundezas até onde os Outros podem descer nem os Outros viram a que alturas a humanidade pode se erguer. Esta é a derradeira batalha entre vida e morte, esperança e desespero, amor e ódio.
No segundo volume da série A 5º Onda, Mar Infinito, somos inteiramente entregados à curiosidade, ansiedade ou seja lá o adjetivo que for. O autor nos prende em seu universo, que cá entre nós, não é um dos mais agradáveis dadas as atuais situações de invasões de alienígenas e afins… Enfim, O Mar infinito que dá nome ao livro, não refere-se ao mar em si, muito longe disso, metaforicamente ele representa todas as angustias dos sobreviventes das ondas remanescentes após o surgimento da nova mãe. Angustias, medos, e o ponto crucial: A incerteza. Os sobreviventes bóiam em uma mar de todas essas sensações, e, de proporções infinitas. 

Fazia tempo que eu não lia algo tão rápido, mas tal estado não persistiu com o Mar Infinito. Tá certo, ele é fininho e tudo mais, mas sua qualidade é claramente visível. 

O Mar infinito começa um pouco depois do término do primeiro livro, após Cassie sair da sede militar juntamente com Ben/Zumbi eles aguardam em um Hotel esperando que Evan os encontre, mesmo que as chances dele estar morto sejam muito grandes. O momento que eles se encontram é um momento de incerteza, um estado de “Vamos apenas esperar”. 



Nosso primeiro momento com a história começa com a narração em primeira pessoa de Esp, vulgo Especialista, que faz parte do grupo de Ben, juntamente com Dumbo, Pão de Ló, Teacup e Nugget. Sua personalidade, como já nós é apresentada no primeiro livro, é aquela de que sempre tem a razão. Eu era neutro em relação a ela no primeiro livro, mas no segundo isto mudou, de duas formas: Primeiramente eu declarei não gostar dela e depois, o fiz novamente, só que desta vez o contrário. 

Esp tornou-se uma grande personagem, tendo muito mais destaque neste livro do que os outros personagens. Enquanto os outros apenas estavam na dedução ela já estava um pé a frente, na confirmação. Entretanto os demais não devem ser desmerecidos, pois todos continuam a enfrentar seus dilemas em meio a todo o caos em que se encontram.

O drama deste livro não chega nem perto do que nos é apresentado no primeiro livro, mas a carga emocional, aqui, é muito maior. Eu o li com muita mais intensidade. Sofri, torci e cruzei os dedos ainda mais frequentemente. Isso ocorreu porque em vez de o segundo livro suprir as dúvidas do primeiro, ele faz exatamente o contrário… Ao fazer mais revelações em vez de nos fazer dizer “Ah, agora tudo faz sentido.” nãooooo, ele nos atira ao espaço. Tira o chão dos nosso pés e nos deixa que nem a Cassie, pensando que somos as últimas pessoas do universo, em um profundo estado de reflexão, tentando absorver o que acabamos de ler. 

O que nos leva ao final: Meu deus! Não há o que dizer! Só sentir. Tipo, isso foi muito inesperado. Estou me mordendo para não conta-lo aqui. 



Um diferencial da escrita do Rick Yancey é que ele alterna entre as formas de narrar a história de certos personagens, uns são em primeira pessoa outros em terceira. Inicialmente eu achei meio estranho, mas a alternância é tão sutil que nem notamos a diferença. Já em especifico, agora em o Mar Infinito, senti falta das tiradas engraçadas que possuía no primeiro. Como a Cassie não teve tanto destaque, elas diminuíram. 

Enfim, a capa deste segundo livro é perfeita. Acho que representa bem a idéia metafórica que o titulo carrega, além de ser bem chamativa e atraindo os leitores por isso. O que me faz recordar que a suposta capa americana para o terceiro livro é ainda melhor. 


Intitulado em tradução livre  como "A Última Estrela" ainda não temos uma data oficial para o lançamento, apenas suposições e também, para nossa alegria, uma suposta sinopse:

O final de parar o coração do best-seller da New York Times, a série The 5th Wave, apenas em tempo para o lançamentodo grande filme.Estamos aqui, e então vamos embora, e isso era verdadeiro antes de eles chegarem. Sempre foi verdadeiro.Os Outros não inventaram a morte; eles apenas a aperfeiçoaram. Deram um rosto à morte para então pôrem nosso rosto, porque eles sabiam que essa era a única maneira de nos destruir. Isso não acabará em nenhumcontinente ou oceano, em nenhuma montanha ou planície, floresta ou deserto. Isso irá acabar onde começou, ondeesteve desde o começo, no campo de batalha do batimento do último coração humano.O grande contador de histórias Rick Yancey invoca o triunfo, a perda, e uma implacável ação enquantoo destino do planeta é decidido na conclusão dessa épica série.
Retirei tais informações do portal de infomações brasileiro da serie, que pode ser conferido aqui. Nutro altas expectativas no próximo livro! E tenho certeza que não serei decepcionado.

(Essa postagem já havia sido publicada a muito tempo atrás, mas ao realizar uma pequena edição o editor do blogger a considerou como sendo uma nova postagem, e a publicou novamente.)

26 comentários:

  1. Bom saber que o segundo livro possui uma carga emocional maior do que na primeira obra, o que faz com que a continuação seja atrativa.
    Pretendo conferir essa série no futuro.
    Ótima dica.


    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confira mesmo! Pois a série tem tudo para ser muito boa.

      Excluir
  2. Oi Vinicius.
    Adorei a resenha. Vi algumas resenha dessa série e com a sua só fiquei com mais vontade de ler. O livro parece ser bem interessante. Quero ler.
    Até mais.
    sonhardevaneios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa série esté sendo muito comentada por causa do lançamento do filme, né? Faça que nem eu e leia antes de assistir o filme uehueheu

      Excluir
  3. Eu fico cada vez mais curiosa e interessada por essa série devido a suas resenhas! E agora? Haha. Com certeza vai para a minha lista de livros!

    arcoirisduplo.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia logo ueheuehe e depois me conte o que achou =P

      Excluir
  4. Oi, Vinicius. Já te falei pra você parar de fazer resenha se não vai ter que reembolsar minha mãe. Eu tô louca por essa série, não vejo a hora de ver o filme e comprar os livros ç.ç
    Um beijo
    blogestrelasdepapel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso menina?! Eu não tenho dinheiro nem pra mim comprar meu livro, imagina pra reembolsar sua mãe! Vou ficar te devendo... ueheueheuheu

      Excluir
  5. Oi Vinicius,
    Ainda preciso ler o primeiro livro, o pessoal está super divulgando sobre o filme e fiquei curiosa.
    Parece ser uma boa distopia.

    tenha uma maravilhosa semana =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso mesmo que eu li, optei por ler o livro antes de ver o filme...

      Excluir
  6. Oi, Vinícius!
    Eu quero muito ler essa série. De preferência antes do filme estrear.
    Mas vou esperar sair o último livro pra não ficar na ansiedade hahahah
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é muito ruim ter que ficar esperando a continuação ser lançada :/ Mas pelo menos assim eu não tenho que ler tantos livros juntos. Não pesa muito na fila de leitura ueheueheu

      Excluir
  7. Olá, Vinicius.
    Quando comecei a ler lá em cima, pensei, preciso assistir esse filme hehe. Mas depois que vi que era o segundo livro que eu não li o primeiro alias. Me interessei muito, acho que só teria problemas com essa alternância na narrativa, mas do resto me interessou. Assim que lançar todos os livros eu vou ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você não teria problemas, pois a mudança é tão sutil que nem percebemos....

      Excluir
  8. oi, oi.

    eu não sou muito de ler séries porque fico muito ansioso pela continuação e nem sempre tenho tempo para ler em seguida. então, evito ler coisas do tipo. mas, como to de férias nada me impede.

    gostei muito da sua resenha. e o legal é que vc detalhe bem os acontecimentos, fazendo com que a gente veja perfeitamente a sua visão. gostei!

    abç!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes eu deixo de ler uma série para não me envolver muito e consequentemente me atrasar com as outras leituras... Mas em geral eu gosto delas.

      Enfim, obrigado pela visita o//

      Excluir
  9. Sua resenha ficou muito boa, mas acho que eu não iria gostar do livro porque não curto muito distopias.
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao certo não é uma distopia, e sim, um livro de ficção cientifica. Acho que vale a pena dar uma conferida... Abraços =)

      Excluir
  10. Olá :)
    Preciso começar ler essa série antes do filme estrear, tem tudo para ser ótimo!
    Beijos,

    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Interessante, esta série está sendo bem comentada nos últimos tempos!
    - Entretanto -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, mas a sua qualidade é perceptível.

      Excluir
  12. Oi Vinicius, tudo bem?
    Adorei a resenha, me deixou super curiosa! Adorei a metáfora que você mencionou. =)
    Estou com vontade de ver a adaptação cinematográfica, pra ver se a história me prende mesmo.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho quase certeza que a história irá chamar sua atenção. Leia e conte-me o que achou...

      Excluir
  13. Meu deeeus, essas capas!!! Nem comecei o primeiro ainda e já quero pular pro segundo hahaha pretendo ler em breve!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Isla e o final feliz", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uehuheuheueheu a série é muito instigante mesmo, leia logo e conte-me o que achou...

      Excluir

 

Copyright @ 2016 Decidindo-se .

Traduzido Por: Templateism