sábado, 5 de março de 2016

Resenha: O Penúltimo Capítulo - Clarice Pessato

Sinopse: Ao referir-se a capítulos a autora faz uma alegoria como se a vida fosse um livro esperando um último capítulo com final feliz, Clarice, uma jovem ativa e cheia de sonhos, vê sua vida se transformar quando foi vítima de um acidente automobilístico que a deixou tetraplégica.
Ela conta a história da luta contra a tetraplegia e a discriminação e que, pela fé, venceu o sofrimento e a falta de respostas, recebendo a capacidade para superá-los. Também mostra como Deus pode usar até mesmo as experiências mais dolorosas de nossa vida a fim de levar-nos para mais perto d'Ele e executar seus propósitos em nós e através de nós.
Não sei como começar essa resenha, afinal, este não é um livro comum. Não é apenas uma história de ficção, muito além disso. Trata-se de uma autobiografia. Uma história de superação. Fico meio perdido em pensar como dar início a esta resenha, pois não estarei resenhando simplesmente um história, e sim, a história da Clarice, a autora e protagonista da obra. 

A história de Clarice começa com um acidente de transito quando ela tinha 18 anos. E ao decorrer, descobrimos que o aparentemente "fim" de sua vida, encaminhou-se para muitas coisas boas. Apesar de ter coisas otimistas, ainda assim, não deixa de ser uma história triste e emocionante. Mas acima de tudo isso,  é uma história linda. 


Li esse livro muito rápido, eu não conseguia parar de le-lo, é sim, uma história muito instigante. Ainda mais por sabermos que as muitas coisas escritas ali realmente aconteceram. A curiosidade pra saber o desfecho é muita. Ainda mais com a escrita gostosa e agradável da autora. Gostei do modo em que ela dirigiu os acontecimentos da trama, intercalando o antes do acidente, o momento do acidente e o depois. De ordens variadas, não seguindo um linha especifica. 

A parte que eu mais me senti envolvido foi a do pós acidente. Clarice ficou em coma por muitos dias, e após acordar, tinha em sua cabeça apenas as memórias de criança. A situação dela não era boa. Era grave. O período em que ela ficou hospitalizada é narrado com muitos detalhes, incluindo seus diagnósticos; Clarice foi diagnosticada com tetroplagia, situação que lhe fez perder o movimento dos quatro membros: pernas e braços.


Apesar de ter feito diversas cirurgias e comparecer a várias consultas com variados médicos e especialistas, a deficiência não foi revertida. Clarice deixa claro, que apesar de já ter aceitado sua atual situação, nunca deixou de ter esperanças. Passou então a participar, ainda mais, da sua comunidade religiosa. Passando a escrever contos e mensagens de fé semanalmente para um pequeno jornal da região onde morava, Clarice foi cirando uma rede de contatos e amizades onde encontrou apoio e muitas oportunidades de transmitir a palavra de Deus. Eu não sou uma pessoa muito religiosa. Mas acredito que a religião no caso da Clarice fez muito bem a ela. Com isso ela teve onde agarrar-se e depositar suas esperanças. Um lugar onde apaziguar seus medos, e muito além disso, um cantinho para depositar o motivo de seu viver. 


Além de uma ótima história, esse livro conta também com uma ótima capa! Por foto não da pra captar muito bem a qualidade, mas vendo de perto, sentindo e tocando, percebemos a ótima qualidade do papel onde a capa foi impressa. A revisão foi muito bem feita, não encontrei nem um erro de português, pelo que me recordo. A diagramação merece todos os elogios, adorei a fonte usada. No geral, trata-se de um livro muito bem feito, e com uma história de luta e vida melhor ainda. Talvez não seja o estilo literário de todo mundo, mas acredito que vale a pena dar uma conferida. 

21 comentários:

  1. Eu gostei muito do design da capa. Minimalista e incrível, ao mesmo tempo.
    Boa semana!

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quanto à capa, é realmente maravilhosa.
    Em relação ao enredo, fico até sem palavras para descrever; sendo um livro com uma história real, fica ainda mais envolvente. Deve ser muito tocante.
    Com certeza vou querer conferir.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve não, é! ueheuehueheuhe A história é muito emocionante mesmo, simplesmente perfeita e real.

      Excluir
  3. Oi Vinicius!

    Que capa linda! O livro parece ser denso e como a história é real parece que acaba sendo realmente envolvente! Acho que vou precisar de um tempinho pra digerir toda a história rs

    Bjs, Michele

    Pop Notas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não precisa-se de tempo para digerir, pois a história é contada de uma maneira super leve e linda.

      Excluir
  4. Olá,. Vinicius, tudo bem?

    Caramba o que dizer desta capa? simplesmente linda, estou apaixonada *-* eu compraria o livro pela capa, infelizmente sou dessas! Não sou muito fã de livros que retratam a biografia de uma pessoa, mas o que senti após ler a sua resenha e completamente diferente, fui fisgada completamente pela premissa do livro! Gosto de estória marcantes que nos proporciona uma mensagem ao final da leitura, não conhecia o livro por estou muito feliz de ter lido sua resenha, já esta incluído na minha lista.

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que você tenha a oportunidade de o ler, pois é muito bom!

      Excluir
  5. Nossa, não conhecia esse livro! A história deve ser forte, toda a superação e força da personagem, e a coragem da autora para contar tudo pelo que passou também. Quero muito ler!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Uma razão para respirar", vem conferir!

    ResponderExcluir
  6. Oie Vinicius =)

    Não conhecia o livro, mas pela sua resenha percebi que a história tem uma carga emocional bem forte.

    Gostei da premissa, se tiver oportunidade vou dar uma chance ao livro com certeza!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A carga emocional é bem grande mesmo, mas vale super a pena a leitura.

      Excluir
  7. Oie,
    Eu adoro a simplicidade dessa capa! Ainda não tive a oportunidade de ler, mas tenho muita vontade.

    Adorei a resenha!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi :D
    Li resenha desse livro faz pouco tempo.
    Parece ser interessante, mas como você disse, as vezes não agrada a todos. Ainda não sei se me agradaria ou não, mas quando tiver a oportunidade, lerei pra descobrir :D
    Bj


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oii Vinicius! Tudo bom?
    A capa desse livro é realmente linda <3 e é interessante perceber que realmente, quando alguém perde algo muito importante como a Clarice, agarram mais a fé como uma forma de suporte. Achei legal principalmente porque a história me pareceu uma autobiografia :)
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É interessante ver a mudança que a fé causa na vida das pessoas, e com esse livro, é exatamente isso que ele nos proporciona.

      Excluir
  10. Olá, Vinicius!
    Que capa maravilhosa. Olhá-la e ler a resenha só me faz pensar em uma coisa: metamorfose.
    Com certeza não foi e provavelmente não é fácil para a autora, mas ela encontrou um jeito de se redescobrir, de se transformar através do acidente que marcou sua vida.
    Eu choraria demais lendo esse livro, disso não tenho dúvidas.
    Também não sou muito religiosa, mas acho bacana ver o quanto algumas pessoas se agarram à Fé e ficam melhores com ela. Às vezes gostaria de ser assim.

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras| CONCURSO CULTURAL: escolha um nome, ganhe prêmios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Metamorfose é a palavra chave do livro. Falou tudo que eu senti ao ler e que não consegui me expressar ao escrever a resenha!

      Excluir
  11. Eu não sou do tipo que le muitas autobiografias, mas esta me pareceu bem interessante, adoro personagens que conseguem se superar independente que quantos obstáculos encontrem, melhor ainda se esse exemplo de superação for real.
    xoxo

    planeta94.blogspot.com

    ResponderExcluir

 

Copyright @ 2016 Decidindo-se .

Traduzido Por: Templateism