quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Resenha: Sem Filtro - Marcela Tavares

A atriz Marcela Tavares não pediu para ser uma das vozes mais ouvidas da internet. Ela não entrou na fila dos youtubers, não foi lançada por algum famoso e nem fez promessa para conseguir o sucesso a todo custo. Ela apenas ligou a câmera, falou com liberdade e muito bom humor o que vinha à cabeça, e, em menos de seis meses, sua página no Facebook já era uma das mais acessadas da internet brasileira. O quadro “Marcela Sem Filtro”, conhecido por pessoas de todas as idades e classes sociais, tornou-se um grito de longo alcance, representando a voz de muitos brasileiros e até mesmo espectadores de outras nacionalidades. E agora, com mais humor do que nunca, no livro que está em suas mãos. Numa época em que dizer o que se pensa torna-se quase um crime inafiançável, a pequena genial, armada apenas com um celular e grandes olhos verdes, faz a cada semana uma verdadeira revolução nas redes sociais.
A editora Novo Conceito está fazendo altas investimentos em livros de youtuber's, visto que os lançamentos mais recentes são quase todos consistidos por livros desse gênero. Não é o tipo de livro que eu compraria, já que nem sou muito adepto a assistir vídeos do youtube, mas tive a oportunidade de ler o Sem Filtro da Marcela Tavares. Livro onde ela conta, em poucas páginas, como surgiu o seu canal e as diversas reações do povo a respeito dele. 


Assim como o outro livro do gênero que eu li recentemente, da youtuber Bibi Tatto, eu também não conhecia a Marcela Tavares, muito menos o canal dela. Mas achei interessante a história por trás do canal. o canal do jeito que conhecemos começou do acaso, a Marcela já possuía um canal com vídeos semanais e com gravações feitas por material profissional mas não fazia todo esse sucesso. E em um dia, indignada pelo sensacionalismo das mídias brasileiras ela ligou para um amigo seu e depois de muito bate boca ela decidiu gravar um vídeo com a câmera frontal do celular e postou na página do facebook, que tinha menos de mil curtidas.

“Afinal, se um barbudo tatuado, se uma ex-gordinha e se um rapaz que usava óculos escuros no quarto estavam ficando ricos, por que uma loira de olhos claros, que só não virou modelo por falta de 30 centímetros, não poderia tentar?”


E o que não tinha nada para dar certo, acabou dando. O vídeo cheio de palavrões e palavras gritadas, e, sobretudo, com um forte teor crítico, recebeu um pequeno empurrãozinho... Uma das páginas mais conhecidas do facebook, a do MC Maromba, compartilhou o vídeo em sua timeline e marcou a página da Marcela na publicação. E do dia para a noite, o sucesso chegou. Tendo seu sucesso inicial começado no facebook, a Marcela se auto-denomina uma Facebooker acima de youtuber.


Uma das principais reclamações da facebooker é que a nossa sociedade é uma das mais mimizentas que poderia haver. O povo reclama de tudo. Qualquer piada ou comentário inocente poder ser mal interpretado e ocasionar muitas criticas e repreensões. O humorista e ator, segundo ela, tem que sempre cuidar e deixar muito claro suas idéias e ainda assim não é o suficiente para se ver livre do "mimimi" alheio. Eu concordo com ela neste ponto. As pessoas de hoje se preocupam muito mais em encontrar defeitos onde não tem do que viver feliz e em paz. E a internet ajuda bastante para isso, aqui as pessoas falam o que querem sem se importar com a pessoa a quem elas estão criticando.

"Eu costumo dizer que a nossa geração é a mais "mimizenta" de todas. As pessoas confundem o respeito ao próximo, ao ser humano em geral, com uma infinidade de listas comportamentais estabelecidas para criar o papel cansativo de bom moço. O resultado disso é uma mordaça invisível que vai calando bocas e opiniões, pouco a pouco." 




Nos capítulos que compõem o livro a Marcela fala de assuntos variados, desde a sua vida pessoal até o alcance do seu canal no exterior. Também comenta sobre polêmicas que a envolveram  e sobretudo sobre sua vontade de ser quem é, de mostrar que nada nem ninguém a irá impedir de falar o que quer. Ela também mencionou a criação do quadro "Não Seja Burro" de seu canal, o qual consiste em ela sendo uma professora sensual e muito, muito, brava. Um dos vídeos do quadro pode ser visto abaixo:


Enfim, concluindo, o livro é extremamente curto com apenas 144 páginas e cheio de imagens. Com uma fonte de letra bem maior do que o normal. Com isso a leitura pode ser feita facilmente em apenas uma pegada. Volto a falar que este não é um livro que eu compraria, já que ele é tem um publico muito bem definido: Os fãs da Marcela. Mas entretanto, todavia, porém, ele ainda assim foi uma leitura agradável. Gostei de conhecer a Marcela, mas contudo não vi nada de diferente nela que me faça virar um fã assíduo de seu conteúdo.

5 comentários:

  1. ooi!
    já vi uns videozinhos dela, maaaas eu tenho certo preconceito sim com esse tipo de livros de youtubers (sorry!) e novamente não sei se leria!
    bjs xxx
    http://lendocomela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Vini!!!

    Eu não costumo tb ler livros desse gênero, mas tb acho legal a gente tentar quebrar os preconceitos. Como é curtinho talvez eu encare rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oie Vini =)

    Eu me sinto uma analfabeta quando o assunto é Youtubers rs... mas pela sua resenha acredito que esse não é bem o gênero de livro que no momento conseguiria prender a minha atenção.

    Quem sabe mais para frente ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    não conhecia o livro nem a youtuber
    Confesso que não me chama atenção.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir

 

Copyright @ 2016 Decidindo-se .

Traduzido Por: Templateism